SCRcred: 10 anos desenvolvendo comunidades

10/08/2018

 

A história da SCRcred teve início em um período bastante difícil para a economia de São Bento do Sul e região. Com a desvalorização cambial, muitas empresas moveleiras encerraram suas atividades, criando uma situação vulnerável. Diante deste cenário, um grupo de pessoas se organizou e foi em busca de alternativas, visto que os bancos já não concediam mais crédito para as empresas que enfrentavam problemas. A ideia da cooperativa surgiu em 2005 e o projeto para a constituição foi enviado ao Banco Central em 2006. Mas foi no ano de 2008 que as atividades tiveram início, a partir de 47 sócios-fundadores, que assinaram a ata de constituição. Inicialmente o projeto compreendia os municípios de São Bento, Campo Alegre e Rio Negrinho, por isso do nome SCRcred. O primeiro posto de atendimento foi aberto em São Bento do Sul, o segundo, em Rio Negrinho, e o terceiro em Corupá, hoje conta com Postos de Atendimento em Porto União, General Carneiro, União da Vitória e em breve no município de Piên.

 

 

Atualmente a área de atuação é de 22 municípios e o projeto futuro visa abrir postos de atendimento em todos eles, alcançando os outros 16 municípios da atual área de atuação e 60 mil cooperados até 2020. A SCRcred está sempre preocupada em estar próxima de comunidades não atendidas por instituições financeiras, promovendo assim, o desenvolvimento econômico e social. “Temos a forte característica de estar presente em regiões onde as comunidades são carentes de atendimento financeiro. Nós temos preservado o lema do cooperativismo que é atender as necessidades das pessoas” conta o presidente Uwe Stortz.  

A SCRcred, unida a outras 13 cooperativas, do sistema Cecred que recentemente evoluiu e passou a se chamar Ailos. As instituições tornam o sistema cada vez mais sólido e juntas compreendem mais de 660 mil cooperados. “Somos uma instituição financeira como qualquer outro banco, fazemos o mesmo papel. Porém, na cooperativa, as pessoas não são clientes e sim associados, contribuindo para fazer a diferença na vida das comunidades. Quando constituímos a cooperativa, não tínhamos noção do tamanho que ela iria chegar. E hoje, diante desses 10 anos, o sentimento é de orgulho” declara Stortz, também sócio fundador.

 

Evento de comemoração

Para comemorar e marcar os 10 anos, acontecerá em São Bento do Sul, no dia 14 de agosto, na Sociedade Guarani, às 19h30, o evento ‘Qual a sua história’ que traz os aventureiros Roy Rudnick e Michelle Francine Weiss para uma palestra. Assim como a nossa, a história deles representa a força, a garra e persistência. Durante duas viagens de volta ao mundo, o casal desbravou 110 países. Para participar, retire seu ingresso gratuito nos Postos de Atendimento da SCRcred ou nos parceiros Marlisa, Panificadora Pauli e Makrobom (em São Bento do Sul), e leve 1kg de alimento no dia do evento.