Crianças aprendem brincando com projeto de matemática

Alunos do CAE Elias Graboski participam do programa de alfabetização
08/03/2018

Rio Negrinho

 

 

O projeto Brincar de Matemática foi criado pela professora Michelli Possamai, docente do Programa de Alfabetização Viva, devido a necessidade de tornar os métodos de ensino da matemática menos repetitivos e mais atraentes para os alunos, tornando os conteúdos divertidos e ao mesmo tempo de fácil compreensão.

 

O programa foi desenvolvido com os alunos do CAE Elias Graboski, que tiveram a oportunidade de aprender brincando. “Existem diversas formas de ensinar matemática, podendo utilizar-se desde uma simples brincadeira de amarelinha, os degraus de uma escada à jogos mais complexos que exigem regras e estratégias matemáticas para chegar a um resultado”, explica a professora.

 

Buscando dar ao educando a oportunidade de compreender a matemática como elemento indispensável em sua vida e vivenciá-la de forma prazerosa e significativa, a professora busca encontrar no manuseio de materiais concretos e jogos um meio de facilitar a aprendizagem, utilizando, em suas aulas, atividades lúdicas para abordar os conteúdos de Adição, Subtração, Multiplicação e Medidas de tempo, fazendo uso de brincadeiras e materiais concretos, coloridos, de fácil manuseio, que variam de ábacos, material dourado, dominó, ou sucatas.

O projeto tem como objetivo geral, tornar o ensino dos conteúdos da disciplina de matemática interessantes e motivadores, simplificando os conteúdos e oferecendo diferentes caminhos para a resolução de operações simples.

 

 

Objetivos Específicos:

 

- Trabalhar atividades onde o estudante aprenda a reconhecer numerais e quantidades

- Desenvolver estratégias para a resolução de operações simples e situações problemas envolvendo adição, subtração e divisão, utilizando-se de materiais lúdicos como ábacos, material dourado ou sucatas.

- Levar o aluno a entender como é composto e como funciona o calendário anual e mensal, sabendo situar-se no tempo (dia do mês, dia de semana e ano).

- Estimular a participação de todos os membros do grupo em atividades que requerem colaboração coletiva.

- Fortalecer o espírito de trabalho em equipe.

- Despertar o gosto por aprender a matemática, tornando-a uma disciplina prazerosa.