Site da Câmara de Vereadores está mais acessível

19/07/2019

RIO NEGRIHO

O portal da Câmara Municipal de Rio Negrinho desenvolveu um canal especialmente para pessoas com deficiência. Atualmente o Portal da Câmara Municipal dispõe de diversas ferramentas com a finalidade de proporcionar a inclusão de pessoas com deficiência no âmbito legislativo: https://www.camararn.sc.gov.br/camara/lai/nvda#lt - Sistema de tradução em Libras para deficientes auditivos; Sistema vision que realiza a leitura em áudio do conteúdo do portal; Versão do portal em alto contraste e aumento de fontes para deficientes visuais; Recurso para conversão de documentos em PDF on-line para explorar o uso de zoom. Acesse no lado direito da página www.camararn.sc.gov.br. O acesso à informação contribui para aumentar a eficiência do Poder Público, diminuir a corrupção e elevar a participação social. Acesso à informação: direito do cidadão e dever do Estado.

A Lei n° 12.527/2011 regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas. Essa norma entrou em vigor em 16 de maio de 2012 e criou mecanismos que possibilitam, a qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidade de apresentar motivo, o recebimento de informações públicas dos órgãos e entidades.

A Lei vale para os três Poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, inclusive aos Tribunais de Conta e Ministério Público. Entidades privadas sem fins lucrativos também são obrigadas a dar publicidade a informações referentes ao recebimento e à destinação dos recursos públicos por elas recebidos. https://www.camararn.sc.gov.br/camara/lai/nvda#lt

O que é o VLIBRAS?
Resultado de uma parceria entre o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Suíte VLibras consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas.

Como Funciona?
O VLibras é uma suíte de ferramentas utilizadas na tradução automática do Português para a Língua Brasileira de Sinais. É possível utilizar essas ferramentas tanto no computador Desktop quanto em smartphones e tablets.

Autor(a): Assessoria