13ª edição do programa “Oratória nas escolas” é lançado

12/04/2019

São Bento do Sul

Na tarde de quarta-feira (11) no auditório do centro administrativo Leopoldo Zschoerper, foi lançado a 13ª edição do programa “Oratória nas Escolas” um projeto desenvolvido pela JCI de São Bento do Sul. Estiveram presentes no lançamento o vereador e presidente da Câmara de Vereadores, Peter Alexandre Kneubuhler, secretária de Educação, Rosemari Strack Cândido, secretária de Assistência Social, Fábia Mengarda Bellarmino e o presidente do IPRESBS, José Canísio Tschöke.

O tema deste ano é igualdade de gênero: “Como aceitar as diferenças e começarmos a nos tratar como seres humanos sem máscaras ou estereótipos”. A apresentação do tema e do processo da edição foi realizada pela coordenadora do projeto, Jaqueline Dranka, que explicou para o público presente, no caso os representantes das escolas participantes, quais serão os critérios a serem seguidos durante a programação das disputas nas escolas e na fase municipal.

Jaqueline destacou que desde o início do programa já foram mais de 2500 alunos capacitados. “A oratória é algo que temos que desenvolver para que tenhamos desenvoltura em nossa fala, além da preparação para falar em público, algo que muitas pessoas têm medo”, disse.

A coordenadora também comentou que a meta este ano é capacitar mais de 350 alunos. As datas das semifinais pela etapa municipal estão marcadas para dia 20 e 21 de agosto e a final será no dia 10 de setembro, no auditório da Univille, sendo disputada pelos alunos do 8º e 9° ano das escolas municipais, estaduais e particulares.

A secretária de Educação, Rosemari Strack Cândido, destacou que o programa é um benefício para os alunos das escolas participantes. “Trata-se de algo positivo para o aluno em si, algo que propaga ideias para os temas, e desenvolvem os alunos para novos desafios”, comentou a secretária.

O vereador e presidente da Câmara de Vereadores, Peter Alexandre Kneubuehler, também comentou sobre a importância do programa, e parabenizou a JCI e todos os apoiadores por mais uma realização programa.

O presidente da JCI, Luiz Vanderlei Gomes, comentou que o programa traz resultados positivos tanto para os alunos quanto aos professores e demais profissionais que participam do projeto, e destacou a parceria e apoio que o projeto vem tendo ao longo dos anos.