Semana de mobilização contra o mosquito da dengue

28/11/2018

Até sexta-feira (30) ocorre em todo o país, a Semana Nacional de Combate ao Aedes Aegypti. Em São Bento do Sul a mobilização iniciou na segunda-feira (26), com apresentação teatral na Escola Básica Municipal Presidente Castelo Branco.

 

De forma divertida, a equipe do Programa de Controle da Dengue se caracterizou de personagens com o objetivo de alertar aos alunos dos anos iniciais sobre os cuidados e prevenção às quatro doenças causadas pelo mosquito: dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

 

O teatro contou a história de dois vizinhos. Uma viúva cujo marido faleceu de dengue e uma família que acumulava materiais em casa, sem os devidos cuidados. Durante a apresentação, diversos momentos serviram para orientar os alunos.

 

A peça chamou a atenção sobre o armazenamento correto de materiais como garrafas e pneus, a vistoria dos agentes do Programa de Controle da Dengue e os sintomas da doença. Ao final, uma mensagem foi deixada aos estudantes, solicitando o auxílio deles para o combate ao mosquito.

 

Programação – Além do teatro, durante esta semana a equipe do Programa de Controle da Dengue realiza diversas atividades. Escolas, creches e as secretarias da Prefeitura receberão uma panfletagem. Os Agentes Comunitários de Saúde também participam da mobilização.

 

Na sexta-feira (30), a equipe estará no Calçadão, a partir das 8h30, para uma panfletagem.

 

Focos – Neste ano, 20 focos do mosquito foram encontrados nas armadilhas e pontos estratégicos instalados em São Bento do Sul.