Clube Bastiana recebe homenagem na Câmara

60 anos de história no esporte e de identificação com a cidade
11/09/2018

Rio Negrinho

 

 

Por indicação da vereadora Liliana Jurich, o Bastiana Esporte Clube (BEC) recebeu na noite desta segunda-feira (10), durante a sessão na Câmara de Vereadores, Moção de Aplauso, pelos 60 anos do clube que será comemorado no dia 19 de setembro. O atual presidente do Bastiana, Roger Marcondes Carvalho, esteve na sede do Jornal Perfil, para contar um pouco mais sobre este tradicional clube e também sobre a exposição que inicia no dia 18 de setembro, no Museu Carlos Lampe.

 

Roger comentou que o clube foi fundado por moradores das regiões dos bairros, Vila Nova, Serrinha, Industrial Norte e Sul e arredores, as pessoas vinham até o campo que está localizado na rua Alfredo Greipel, e ali passavam o dia todo jogando bola. “O BEC não foge a regra dos times amadores, os quais disputam amistosos, festivais e campeonatos a nível municipal, regional e até mesmo estadual, e tem entre seus fundadores o vínculo familiar. No BEC existe um grupo extremamente democrático e apolítico, onde participam pessoas de todas as classes, crenças, formações e ideologias. Tudo começou devido ao laço sanguíneo de pessoas que residiam no local, citamos o exemplo do senhor Olívio e seu filho Rogério Carvalho envolvidos com o clube antes em décadas passadas. Paixão esta que muitos também passaram e continuam passando para seus filhos”, explicou Roger.

 

A vereadora Liliana em suas palavras disse que a Moção de Aplauso é uma forma de parabenizar este clube, que muito representa para a cidade. “Esta Moção, mais do que contar um breve resumo da história deste clube, presta uma homenagem a todos os atletas amadores de nosso município, que tanto colaboram para o engrandecimento e manutenção do esporte. Honrarias estas devidas também a todas as pessoas que de certa forma se entregam de corpo e alma para o sucesso de seus clubes, quer sejam treinadores, roupeiros muitas vezes as próprias esposas e mães dos atletas e dirigentes e jogadores que com brilhantismo levam o nome de Rio Negrinho trazendo méritos e conquistas”, comentou a vereadora. Lembrando ainda que o Bastiana Esporte Clube, participa pelo segundo ano da Taça Perfil e segue na terceira fase da competição.

 

 

 

 

Bastiana Esporte Clube

Fundado em 12 de setembro de 1958, o Bastiana Esporte Clube (BEC) é um time com 60 anos de história, formado por moradores dos bairros Vila Nova, Campo Lençol (Serrinha), Industrial Norte e Industrial Sul.  Como é característico dos clubes amadores, os quais demonstram grande criatividade na hora de nomear seus times, o BEC leva o nome da moradora do local onde inicialmente foi instituído o campo do clube, o famoso campo “Beira Rio” situado na rua Alfredo Greipel, às margens do rio Serrinha no bairro Vila Nova, hoje de propriedade da Prefeitura Municipal de Rio Negrinho. O Bastiana Clube, tem como presidente, Roger Marcondes Carvalho, vice presidente, Willian Ferreira. Mais do que um clube, o Bastiana é uma entidade beneficente, sem fins lucrativos, no qual dirigentes, prestadores de serviços e atletas atuam de forma voluntária e não remunerada. Atualmente possui projetos distintos, incluindo os associados que não integram os times que disputam competições em horários alugados em ginásios para praticarem o esporte.

 

 

Exposição

Para homenagear o clube, acontece no Museu Carlos Lampe, de 18 à 29 de setembro uma exposição com objetos dos clube e algumas curiosidades. A exposição é aberta para toda a comunidade.