Semana de promoção e valorização na Apae

Evento programado com diversas palestras envolvendo o tema
06/07/2018

Rio Negrinho

 

A Semana de Promoção e Valorização dos Autodefensores de Santa Catarina irá abranger Rio Negrinho, mais uma semana se aproxima e, segundo a Lei nº 16.327, de 20 de janeiro de 2014, que institui a “Semana Estadual de Valorização e Promoção dos Autodefensores das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais”, que acontece sempre na segunda semana do mês de julho.

 

 

Neste ano a semana acontece de 8 a 14 de julho e de acordo com as professoras Catarina Aparecida de Andrade e Roseli Knop, coordenadoras do projeto Autodefensores da Apae de Rio Negrinho, o objetivo é que nesta semana todas as Apaes se mobilizem e trabalhem ações que tenham como foco a “promoção e a valorização”, de todo o trabalho de autogestão e autodefensoria que vem sendo feito, assim como o papel do autodefensor nas Apaes e na sociedade.

 

 

“É necessário que sejam pensadas atividades internas, mas também externas, onde a sociedade seja levada a refletir sobre os direitos das pessoas com deficiência e passem a entender que nesta luta incessante por esses direitos, os alunos apaeanos deixaram de ser telespectadores desta história, e, hoje, participam de todo esse movimento tendo vez e voz diante dos assuntos que os dizem respeito”, explicam as professoras.

 

 

O objetivo é que toda comunidade Apaeana participe desses momentos: conselheiros regionais, diretoria, direção, funcionários, famílias, comunidades e alunos. É necessário um trabalho em conjunto para que essas ações realmente aconteçam e abram caminhos para que de fato a inclusão aconteça. “É claro que trabalhar a importância do Programa de Autogestão e Autodefensoria deve acontecer durante todo o ano, porém, conforme outras semanas de conscientização, essa lei foi criada para que nessa todos se unam em busca do mesmo objetivo. Nossos alunos precisam estar na sociedade mostrando sua cara e lutando por seus ideais”, fala Catarina.