Plano Estratégico de Gestão Municipal é concluído

11/04/2018

São Bento do Sul

 

Uma das ações dentro do Programa São Bento Empreendedora é o Plano Estratégico de Gestão Municipal. Através dele, projetos da administração são trabalhados com base em objetivos estratégicos, com metas, prazos e indicadores. E foi a conclusão deste plano o tema principal do encontro, terça-feira (10), entre o prefeito Magno Bollmann, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Adelino Denk, e o consultor do Sebrae, Cristiano Pedrolli de Ramos.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o Plano Estratégico de Gestão Municipal foi desenvolvido pelo Sebrae e contém 66 projetos divididos entre todas as secretarias e fundações. As informações foram coletadas através de diversas reuniões com secretários e diretores da administração. “A conclusão do plano permite darmos mais um passo para simplificar e desburocratizar os serviços oferecidos pelo Poder Público, em favor do desenvolvimento do município”, explica Adelino.

A partir de agora, com o plano validado, cada secretário e até mesmo o prefeito e vice-prefeito poderão acompanhar o andamento das atividades incluídas no documento. “É através do planejamento que as ações são monitoradas e direcionadas para o que se deseja no futuro”, comentou o secretário.

Este plano é um retrato fiel de toda a Prefeitura. O trabalho realizado vem para ajudar em muito o desenvolvimento das ações, priorizando a gestão inovadora, a transparência e a eficácia”, citou o prefeito Magno Bollmann. O Plano Estratégico de Gestão Municipal será entregue oficialmente nos próximos dias.

O projeto - O São Bento Empreendedora tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento nos eixos de desburocratização, compras públicas, educação empreendedora, pesquisas e planejamento estratégico da gestão, gestão de projetos e plano de desenvolvimento econômico.

Além do Plano Estratégico de Gestão Municipal, outras duas ações estão sendo desenvolvidas dentro do Programa São Bento Empreendedora: O sistema de Gestão Estratégica Orientada para Resultados – GEOR e o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEEP.

O GEOR consiste em um programa onde todos os projetos da administração serão cadastrados pelos servidores. O sistema unificará as informações de todas as ações da Prefeitura. Com isso será possível acompanhar se existem atrasos ou até mesmo, a necessidade de ajustes nos projetos. Para isso, os servidores participaram de treinamento, na semana passada, para estarem aptos a lidar com o sistema.

Nesta semana, o Sebrae, parceiro no Programa São Bento Empreendedora, está visitando os setores da Prefeitura e auxiliando aos servidores no cadastramento dos projetos.

JEEP – Outra ação desenvolvida é o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEEP. Através dele, estudantes do 1º ao 9º anos do Ensino Fundamental participam de aulas de empreendedorismo. "Dentro da metodologia o objetivo é trazer a educação financeira e empreendedora para o jovem já saber qual a profissão e com o que gostaria de trabalhar, além de obter uma informação maior sobre o que é empreender", disse o secretário Adelino.