Ofertas baratas podem trazer prejuízos

Cuidados devem ser redobrados na hora da compra
09/02/2018

 

A tecnologia nos dias de hoje ajuda muito as pessoas. Principalmente quando falamos de compras. Sites de compras e vendas, e até mesmo grupos de redes sociais, são movimentados por vários posts diariamente. Porém, os bandidos da internet, também estão cada vez mais “atualizados”, aplicando golpes pela internet.

 

 

Vários golpes por redes sociais são registrados todos os dias nas delegacias do Brasil, e em nossa cidade não é diferente. Pessoas se aproveitam para ganhar dinheiro fácil enganando outras.

Segundo o Delegado Gustavo Muniz de Siqueira, já foram registrados vários boletins de ocorrência, com inúmeros relatos diferentes. “Sites de vendas, onde as pessoas geralmente negociam carros, eletrodomésticos e eletrônicos acabam sendo o maior número de denúncias”, explica.  

 

 

A algum tempo, vem sendo aplicado um golpe via rede social sobre empréstimo. A pessoa publica no grupo de vendas que oferece empréstimo à pessoas negativadas, os juros são baixos e muitas pessoas podem conseguir um valor de até R$ 500 mil. O valor é parcelado em várias vezes. O então “cliente”, teria que somente pagar uma taxa de R$ 80.

É lógico que o valor e as condições de pagamentos são muito atrativas, porém, é um golpe. E infelizmente algumas pessoas acabaram caindo. “Quando o valor, ou as condições de pagamento forem muito facilitadas, desconfie, dificilmente você irá fazer um empréstimo onde você terá que pagar alguma coisa”, explica o Delegado.

 

 

Infelizmente quem aplica este tipo de golpe acaba sendo de outro estado. “Na maioria das vezes este estelionatário é de outra cidade, e até de outro estado, a investigação precisa ser feita onde houve a obtenção de vantagem, ou seja, onde o dinheiro foi retirado. Nos vemos os boletins de ocorrência e precisamos encaminhar para outros lugares. A apuração não é feita por nossa delegacia, e muitas vezes não sabemos como termina a investigação, mas infelizmente o dinheiro é perdido”, relata Gustavo.

Antes de fazer qualquer compra pela internet, procure saber se o site é seguro, observe os comentários feitos na página da empresa, procure amigos ou familiares que já tenham comprado e ainda ligue no 0800.

 

 

Não são somente pela internet que são realizados golpes, os bandidos utilizam vários meios para tentar subtrair dinheiros das pessoas. Mensagens de textos, ligações e outros, sempre certifique-se, entre em contato com a empresa antes de fazer qualquer tipo de pagamento.

 

 

Evite de passar dados pessoais pela internet, se acaso a compra for por cartão de crédito e depois vier a suspeitar de alguma coisa, suspenda a compra imediatamente.

Em caso de dúvidas, ou se ainda estiver desconfiando de alguma coisa pode procurar a Delegacia Civil, para esclarecer suas perguntas e ser orientado por uma autoridade.