Loading


Notícias

12/09/2018

Escola realizou semana diferenciada

Alunos da EMEB Henrique Liebl realizaram atividades

Imagens relacionadas

Escola realizou semana diferenciada
Escola realizou semana diferenciada

Rio Negrinho

 

A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) no capítulo IV art. 27 trata que “a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem”.

 

Tendo isso em vista, entre os dias 20 a 30 de agosto, a unidade realizou atividades referente à Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, nas aulas com a professora Andreia Veiga Caetano de Educação Física e também com a professora Edenize de Fátima Prestes do Atendimento Educacional Especializado. As atividades tiveram como objetivo sensibilizar os alunos para os direitos de igualdade, cidadania, valorização das diferenças, convivência, esclarecer sobre a prevenção das deficiências, inclusão social e para que este princípio inclusivo se concretize, é preciso a colaboração e sensibilização de todos. Com atividades que simulavam algumas deficiências, os alunos do 6º ano praticaram atividades físicas, sentindo em si mesmos as dificuldades em realizar os exercícios que uma pessoa com deficiência sentiria.

 

Paralelo a estas atividades, a professora do Atendimento Educacional Especializado realizou com as turmas das séries finais uma palestra interativa sobre a prevenção das deficiências, em rodas de conversa, tirando dúvidas e levantando reflexões sobre as atitudes do dia a dia no respeito às diferenças.  Já com os anos iniciais, foi apresentado um vídeo “ Por que Heloísa?”, que mostra a chegada de uma aluna especial na escola, e após reflexão com as turmas, foi montada uma árvore onda cada aluno colaborou com uma parte para formar o “todo”. Com a Educação Infantil, também foi trabalhado o mesmo vídeo, sendo confeccionado um arco-íris com as mãozinhas, pois todas as cores embora distintas, quando juntas formam uma cor, que é a branco, e nós, embora diferentes, somos todos seres humanos, portanto, somos diferentes, mas iguais.

 

  • Enviar para amigo
  • Imprimir
  • Link:

Enviar notícia para amigo






Caro assinante. Acesse a versão impressa diária do seu jornal clicando na capa ou no ícone do jornal desejado:

Receba notícias do ClicPerfil no seu e-mail






© 2018 ClicPerfil.com.br. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Merkadia Internet